Coletivo Juventude Ativa - Centro Social Padre Joseph Allan Black

Atua no distrito do Jardim Antártica com a temática da inclusão social através da arte em seus diversos conceitos, atrelado ao meio ambiente e empoderamento social.

E-mail: pcjuventudeativa@gmail.com

Endereço: Rua Flor de Abril,138 Jardim Peri - São Paulo

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município:

Estado:

Descrição

O inicio da história do Centro Social Padre Joseph Allan Black remonta a formação da própria comunidade religiosa, que teve início em 1970, formada pelo Sr. Floriano, Sr. Joaquim, Sr. Francisco, entre outros moradores em conjunto com o Padre Eduardo (missionário canadense) e com as irmãs Lucita, Loreto e Margarida que escolheram o nome da Sagrada Família em homenagem à Congregação Religiosa a que faziam parte.

A Comunidade Sagrada Família pertencia à Paróquia de Nossa Senhora da Penha até 1983, quando foi desmembrada pelo Padre Joseph Allan Black, tornando-se então a Paróquia Sagrada Família. As irmãs permaneceram na Comunidade até 1991 com atendimentos à enfermos e primeiros socorros junto as vítimas da violência local e também no atendimento social às crianças mais necessitadas do bairro.

Dentre todos os Padres que atuaram na Comunidade, os que permaneceram mais tempo ali foram Padre Eduardo (fundador, permaneceu de 1970 à 1981), Padre Joseph Allan Black (ficou na Paróquia de 1982 à 28 de fevereiro de 1999, dia que foi encontrado morto em seu quarto na casa Paroquial) e Padre Eduardo Rodrigues Coelho (19 de setembro 1999 à 23 de abril de 2003).

Por se tratar de uma região muito carente, a necessidade de criar um espaço que pudesse oferecer à comunidade uma estrutura social mínima e também que pudesse trazer uma opção adicional nas áreas de educação, cultura e entretenimento era vista como algo imprescindível. Foi então que em fevereiro de 2002 surge o Centro Social Padre Joseph Allan Black, uma instituição sem fins lucrativos, distinção de raça, cor, credo e religião, fundamentada na premissa de poder trazer aos moradores da região uma alternativa quanto à construção da cidadania e consciência local, em resposta a ausência quase completa do poder público na região, tendo por base de ação a valorização e afirmação das culturas periféricas em consonância com as manifestações artísticas que as canalizam.

Desta forma, o Centro Social Padre José Allan Black tem como objetivo específico atender à grande demanda de crianças, adolescentes e jovens residentes do bairro do Jardim Antártica e suas adjacências, pois conforme acima salientamos a ausência de equipamentos públicos e demais instituições de estrutura social na região voltados a inclusão destes cidadãos no direito à cidade e à cidadania, vem a cristalizar uma rotina urbana bastante difundida nos espaços periféricos da cidade de São Paulo, que conduzem os adolescentes e jovens sem auto-estima e perspectivas futuras às estruturas criminalidade.

Ao longo de sua história o Centro Social Padre Joseph Allan Black ganhou vasta experiência neste campo de atuação, atuando em diversas frentes no bairro do Jd. Antártica e adjacências. Atuou no sentido de fomentar a assistência social à comunidade local, tendo em vista as necessidades mais latentes da comunidade. Paralelamente, já firmou contrato com a Prefeitura de São Paulo no passado atuando com um Telecentro, tendo a associação oferecido um espaço de integração social e digital para a comunidade, e também neste sentido, pode ganhar experiência na área de fomento a cultura digital local, e também dentro do Projeto Vai com dispositivos relacionados a cultura audiovisual.

Desde sua fundação, o Centro Social Padre Joseph Allan Black teve com braço de atuação junto à comunidade local o coletivo Juventude Ativa, que por sua vez estruturava e realizava os eventos culturais junto à comunidade e assim continuou com essa incumbência.

Nestes anos de atuação, as atividades foram desenvolvidas utilizando-se da cultura hip-hop como elemento afirmativo local, em paralelo, também se utilizou da difusão de demais campos artísticos tais como artes plásticas, visuais e cênicas, no sentido de estimular a participação da comunidade local. Cabe também salientar o grande numero de eventos realizados sob a temática da educação ambiental junto aos moradores da região, tendo em vista o meio ambiente neste bairro ter um sentido de afirmação local das origens destes moradores.
evento entre e Baixar Planilha