Genteboa Produções Artísticas E Culturais

A Associação Cultural da Comunidade do Morro do Querosene é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que visa promover a arte e os artistas. Suas ações refletem fidelidade com os princípios de cidadania, preservação do meio-ambiente e com a genuína expressão da cultura brasileira.

Endereço: 05580-020

CEP:

Logradouro: Rua Padre Carilho

Número: 41

Complemento:

Bairro: Butantã

Município: São Paulo

Estado: SP

Descrição

O Morro do Querosene, no Butantã, São Paulo, capital, é um local onde manifestações culturais acontecem desde as mais remotas épocas, mesmo antes da chegada dos portugueses no Brasil, visto estar situado à beira do Peabiru, conjunto de trilhas indígenas que aqui se encontravam.
Oficialmente denominado Vila Pirajuçara, suas ruas tranqüilas favorecem o encontro da comunidade. Com muitas árvores, nascentes, pássaros e horizontes largos, em sua simplicidade reúne artistas plásticos, músicos, dançarinos, capoeiras, bonequeiros, cineastas, atores, escritores, poetas, costureiras, cozinheiras e jardineiros.
É um reduto de arte e cultura popular.
Expoente máximo, as festas de Bumba-Meu-Boi atraem milhares de pessoas e já integra o calendário cultural da cidade de São Paulo. Os encontros de capoeira na praça tem um brilho muito especial e é prestigiado por importantes mestres das circunvizinhanças.
Foi devido a esta efervescência artística e social que os moradores se reuniram, em 1998, com o propósito de encontrar um local que abrigasse os vários grupos e proporcionasse condições para o desenvolvimento dos seus vários projetos. Assim foi criada a Associação Cultural da Comunidade do Morro do Querosene, uma entidade civil sem fins lucrativos que tem o objetivo de promover a Cultura, os artistas, a qualidade de vida dos moradores e a preservação do meio ambiente.
Das suas ações, elencamos os Festivais de Arte (Festa da Ocupação,em 2001, a ManiFestação em Defesa da Fonte, em 2011, e o SomOzum pela Fonte, em 2012); o DUP (Decreto de utilidade Pública) para a criação do Parque da Fonte assinado pelo Sr. Prefeito Gilberto Kassab, em 2011; o Processo para o Tombamento da Chácara, deliberado pelo CONPRESP (Conselho Municipal do Patrimôno Ambiental, Arquitetônico e Cultural de São Paulo) em 2012; a realização do projeto “Peabiru, O Caminho Suave” com patrocínio do FEMA (Fundo Especial do Meio Ambiente vinculado à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente) em 2011; proponente do Ponto de Cultura “Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene”(2009-2012), Programa Cultura Viva - Mais Cultura, do Ministério da Cultura do Governo Federal em pareceria com a Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo; proponente do projeto “Dinho Nascimento & Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene na Copa 2014”; proponente do projeto “Sarau do Querô” que em 2008 teve apoio da Secretaria de Estado da Cultura através do seu Programa de Apoio Cultural (PAC-15); o apoio ao Movimento Jovem Consciente que em 2006 lançou seu projeto “Treme Terra” com apoio da Petrobrás; o processo para manter o nome (2003) e a iluminação da Rua da Fonte (muitas vezes); a Lavagem da Pracinha do Morro (retomado em 2014); o cortejo carnavalesco (realizado anualmente); os Mutirões, em parceria com o coletivo “Rios e Ruas”, para desassoreamento do córrego e preservação da flora da Chácara e estrutura da Fonte (2014); e, atualmente está em processo de contratação do Ponto de Cultura “Arte & Cultura no Morro do Querosene” com a Secretaria Municipal de Cultura da PMSP.
Nosso currículum traz ainda a parceria com a Casa da Palavra de Santo André, na realização das Oficinas do Coletivo Maloqueirista (2010) e do Seminário Vozes da Globalização (2011); com a Secretaria de Relações Institucionais do Estado de São Paulo, na realização do II Festival da Juventude Paulista (2011); e com a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, na realização da Exposição Naïf "Transição" por D'Ollynda Brasil (2013), do evento “Homenagem a Austragésilo Carrano Bueno” (2013 e 2014) e na apresentação da “Récita Maloqueirista” (2013).

Vídeos

evento entre e Baixar Planilha