Pessoal do Faroeste

Fundada em de janeiro de 1998, a Cia
Pessoal do Faroeste completou 20
anos de existência na cidade de São
Paulo em 2016, com o objetivo de
realizar trabalhos artísticos que
reflitam momentos históricos da
sociedade brasileira, de modo a
produzir intervenções que valorizem a
cidade, o centro de SP e a
relação de pertencimento com essa
região.

E-mail: pessoaldofaroeste@gmail.com

Telefone Público: (11) 3331-8943

Endereço: Rua do Triunfo, 301 , Santa Efigênia, 01212-010, São Paulo, SP

CEP: 01212-010

Logradouro: Rua do Triunfo

Número: 301

Complemento:

Bairro: Santa Efigênia

Município: São Paulo

Estado: SP

Descrição

Sobre o Pessoal do Faroeste

Objetivos gerais
Inclusão da cultura na agenda do desenvolvimento social e político.
Valorização das manifestações culturais como fator de consolidação da identidade de um povo. Cultura como elemento de promoção de qualidade de vida.
Cultura como elemento que cria e recria a própria existência humana. Teatro como ferramenta de educação, expressão e arte.

Crenças
Valorização da diversidade cultural como elemento de fortalecimento de uma sociedade. Arte como forma efetiva de militância na busca de transformação social.
Atividade cultural fortalece o autoconhecimento e eleva a autoestima das pessoas, condições essenciais para o exercício da cidadania. Teatro como meio efetivo de formação do cidadão consciente da importância de seu papel social na transformação da sociedade.
Ética na transparência das ações e das relações para se conquistar qualquer transformação social.

Missão
Promover o acesso às expressões culturais e artísticas que valorize e fortaleça o cidadão em sua formação, e na formação de uma sociedade mais crítica e atuante.

Quem é esse Pessoal do Faroeste
A estréia do musical ‘Um Certo Faroeste Caboclo’ marca o nascimento da Cia. de Teatro Pessoal do Faroeste.
O que seria homenagem póstuma a Renato Russo, acabou gerando um processo contra o seu autor, Paulo faria, movido pelo espólio do líder da Legião Urbana. O processo durou 1 ano e acabou nos tribunais, e o autor da peça ganhou os direitos sobre a peça depois de comprovada a livre inspiração e músicas inéditas. Como o processo foi parar nas manchetes da época a trupe ficou conhecida como Pessoal do Faroeste. .
Desde então a Cia. Pessoal do Faroeste tem se dedicado a temas ligados a cidade de São Paulo, em especial a Região da Luz onde está instalada há 15 anos. E nos últimos 4 anos, na Rua do Triunfo, Boca do Lixo.
Antes de Luz Negra, o último trabalho do Pessoal do Faroeste, foi a Intervenção Urbana Luz e Sombra que numa parceria com o SESC Bom Retiro criou a maior intervenção urbana em vídeo mapping da América Latina, com 200 mil lumes, que aconteceu em frente ao antigo DOPS, por conta dos 50 anos da ditadura, e tratava de temas como a Cracolândia, as ocupações, as migrações, a prostituição, entre outros. O projeto partiu de cartas de amor da população para a região da Luz e envolveu mais de 100 pessoas no dia da Intervenção.

Espetáculos do grupo

1998
“Um Certo Faroeste Caboclo” Prêmio Teatro Jovem Coca-Cola Melhor Direção: Paulo Faria; Melhor coreografia (Luis Miranda). Foi indicado ainda para Melhor Espetáculo, Melhor Música e Melhor Texto. Indicado ao Premio APETESP nas categorias Atriz (Lucia Romano) e Música (Eliseu Paranhos e Mauricio Pereira). Em 1999 "Um Certo Faroeste Caboclo” Prêmio Funarte na Cidade. Excursionou pelas cidades: Fortaleza, Terezina, Belém e Manaus, Circulou ainda por 6 cidades do Interior de São Paulo.
1999
“Rei dos Ventos”, o musical estreou no CCSP

2000
“Sabiá”. Integrou as Viagens Teatrais do SESI. Excursionou por 5 cidades do Interior de São Paulo, espetáculo. Através do Caravana Paulista de Teatro/Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, excursionou por 8 cidades do Interior de São Paulo, espetáculo Projeto Jovem Protagonista/Secretaria da Educação do Estado. E na segunda fase do projeto, levou 4.000 alunos da rede pública, ao Instituto Cultural Capobianco. Através do mesmo projeto o espetáculo também foi assistido em 2 anos por mais de 50.000 pessoas no interior de São Paulo. O espetáculo ficou 6 anos em cartaz

2001
“A Mulher Macaco” Paulo Faria recebeu Primeiro Lugar no Concurso Nacional de Dramaturgia Plínio Marcos/Secretaria Estadual de Cultura,2000. Inaugurou e manteve parceria com projeto de ocupação cultural por 2 anos com o atual Instituto Cultural Capobianco. Foi contemplado pelo Prêmio EnCena Brasil. Patrocinado pelo Grupo Construção via Lei Mendonça.

2002
“Sabiá” Projeto Jovem Protagonista da Secretaria Municipal de Cultura. Levou 4.000 alunos da rede pública, ao Instituto Cultural Capobianco. O espetáculo foi assistido em 2 anos por mais de 50.000 pessoas no interior de São Paulo.
“Re-bentos” 1º Edital de Fomento ao teatro Para a Cidade de São Paulo 2002/03.

2003 a 2007
“O Índio” Estreou no Teatro Alfa. Participou da Mostra de Teatro de São Paulo, projeto Escola aberta, Recreio nas Férias e Circuito CEUs entre 2003 a 2006.
“Os Crimes de Preto Amaral” 8º Edital de Fomento ao teatro Para a Cidade de São Paulo em 2006. Inaugura sua primeira Sede Luz do Faroeste na Cleveland, 677, em Campos Elísios. Neste endereço iria permanecer por 6 anos e desenvolveria a “Trilogia Degenerada”.

2008/09
“Labirinto Reencarnado” 10º Lei de Fomento ao Teatro a Cidade de São Paulo. PROAC Ação Cultural/Secretaria do Estado de Cultura, Circulação pelo Interior do Estado de SP.
“Ibejis”. Edital PROAC Ação Cultural do Estado SP. Viagens Teatrais do SESI. Foi indicado a Melhor Espetáculo Infantil no Prêmio CPT.

2009
“Trilogia Degenerada: Re-Bentos, Labirinto Reencarnada e Os Crimes de Preto Amaral” 12º Edital de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Paulo Faria recebeu o Prêmio de Melhor Projeto Visual. Foi indicado ainda a “Ocupação de espaço” e “Trabalho apresentado em espaços não convencionais”, no Prêmio CPT.

2010
“Meio Dia do Fim” foi Indicado ao Prêmio Shell de Melhor Autor (Paulo Faria) e foi indicado também a Melhor texto e Elenco (Marilza Batista e Paulo Faria) no Premio CPT. Participou da Mostra Território de Teatro em Belém do Pará, Festival de Ponta Grossa no Paraná e Festival de Teatro de Cubatão SP.

2011
“Meio Dia do Fim” participou das Viagens Teatrais do SESI.
“Cine Camaleão, a Boca do Lixo” 18º Edital de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Teve 3 indicações ao premio Shell: Melhor Autor (Paulo Faria), Melhor Cenário (Paulo Faria e E. F. Kokotch e Melhor Figurino (Paulo Faria e E. F. Kokjotch), 3 indicações ao Premio CPT Melhor elenco (Mel Lisboa, Roberto Leite, Beto Magnani, Lorenna Mesquita, Thais Aguiar e Juliana Fagundes) e Melhor Projeto Visual. indicação ao prêmio Governador do Estado de SP.

2012
“Cine Camaleão, a Boca do Lixo” inaugura a Sede Luz do faroeste, e na Rua do triunfo, 305 e verticaliza os estudos sobre rua e do entorno das estações da Luz e Sorocabana.
“Borboleta Azul” PROAC Ação Cultural/Secretaria do Estado de Cultura. Projeto Circuito Cultural Paulista levou o espetáculo por 8 cidades do interior de SP.

2013
21º Edital de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Projeto Boca livre – Montagem do espetáculo "Homem Não Entra" indicação ao Prêmio Acessibilidade 2013 na categoria cidade e finalista do 7º Prêmio QUEM Acontece como melhor direção.
“Ciclo de Olhares Luz e Sombra de São Paulo” em parceria com o SESC Bom Retiro com palestras-debates, oficinas, performance e a Intervenção Urbana Luz e Sombra de São Paulo – maior em vídeo mapping da América Latina. Aconteceu em frente ao antigo DOPS, por conta dos 50 anos da ditadura, e tratava de temas como a Cracolândia, migração, ocupações e prostituição. O projeto partiu de cartas de amor da população para a região da Luz e envolveu mais de 100 pessoas no dia da Intervenção.

2014
24º Edital de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo Projeto - Frente Negra. Estreia dia 14 de outubro da peça o “Luz Negra”.

2015
A atriz Mel Lisboa ganhou o premio Prêmio Cidadão SP, do Catraca Livre, em parceria com a USP Cidades e Agência Tudo, na categoria Cultura pela parceria com o Pessoal do Faroeste na região da Luz.
Cordão do Triunfo saiu no domingo de carnaval (15/2) pelo terceiro ano consecutivo. Neste dia foi gravada a cena final do filme Luz Negra”.
Cia Pessoal do Faroeste ganhou o Premio Shell no dia 10 de março na Categoria Inovação pelo trabalho de ocupação e intervenção social e artística que contribui para transformação e revitalização urbana da região da Luz.

2016
TempoNorteExtremo
TempoNorteExtremo é uma peça documentário que narra episódios da guerra que o Jornalista Lúcio Flávio Pinto, paraense, trava na maior fronteira de recursos do planeta, em busca de um produto que nela é raro: a verdade. Na Amazônia, o jornalista, com mais de 50 anos de profissão, mantém há 30 o Jornal Pessoal, um tablóide com tiragem quinzenal de 2.000 exemplares, e que não aceita anúncios e vive exclusivamente da venda avulsa nas bancas de revistas.
27ª Edital de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo – Pessoal do Faroeste 18 anos: Cartografia Afetiva do Quadrilátero do Pecado
Reestreiou o espetáculo Luz Negra em 11 de novembro de 2015 com temporada até 26 de abril de 2016. Ainda neste projeto realizou cartografia e mapeamento dos moradores da região da Luz, resultando na publicação de um fanzine, finalizou a produção do filme Luz Negra, com estreia prevista para final do ano
de 2016
Luz Negra recebe o prêmio dado pelo site Miguel Arcanjo aos melhores em teatro em 2015. Melhor Autor: Paulo Faria, Melhor Diretor: Paulo Faria e Melhor Atriz: Thais Dias. Raphael Garcia foi indicado pra Melhor Ator.

2017
A Cia esteve em cartaz entre os meses de junho e outubro com o espetáculo Curare. Em dezembro apresentou os novos espetáculos Solo Que Luzia e O Assassinato do Presidente.

Para mais informações, fotos, teaser, programação, acesse o site www.pessoaldofaroeste.com.br
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Paulo Faria

Durante mais de dez anos trabalhou como ator e diretor em Belém - PA. Há 24 anos em São Paulo, vem desenvolvendo várias atividades em teatro, nas áreas de cenografia, dramaturgia, produção e direção. Em 1998 foi um dos fundadores da Cia. Pessoal do Faroeste, onde escreveu e fez a direção de arte de todas as suas 16 montagens.