Maria João Filmes

Com mais de 5 anos de experiência, é uma produtora independente voltada para igualdade de gênero e sexualidade. Uma das únicas produtoras a sair do armário e se posicionar no mercado do audiovisual sem medo de quebrar barreiras.

Descrição

Maria João Filmes foi fundada em 2011 é uma das primeira produtora independente a trabalhar exclusivamente com conteúdos audiovisuais focado no segmento LGBTQIAP+ e suas interseccionalidades. Maria João desenvolve e produz ideais que tenham a diversidade e os direitos humanos como foco. Sua política de trabalho é reintegrar e abrir as portas do mercado audiovisual focando em um novo modelo de produção que visa a inclusão e a capacitação de seus parceiros e abrir portas para novos talentos que nem sempre tiveram oportunidade. O projeto da empresa pretende dar voz ativa às pessoas LGBTQIAP+ para que contem suas próprias estórias, e possam desenvolver suas habilidades profissionais e artísticas dentro da linguagem cinematográfica, abrir um espaço de criação, sensibilidade e desenvolver o espirito critico. Usando o cinema não só como meio de comunicação mas também de educação, construindo um espaço de troca reciproca, assegurando aos seus participantes um lugar de reconhecimento em seu meio social onde possam se representar e ocupar o seu lugar de fala. Seus filmes e produtos tem como missão propor discussões relacionados a cultura e as individualidades para (re)construir assuntos estigmatizados pela sociedade.
No seu currículo teve como parceiros Google, na campanha “Casamento Civil Igualitário”, Instagram na campanha #Essaéminhaestória que visa dar vozes a mulheres inspiradoras, Universal Music na trilogia sobre empoderamento feminino da cantora Mayra Arduini e na frente da campanha #LGBTSEMFOME criada por nós para dar assistência aos LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade.
Produziu dezenas de curta metragens entre eles “Ontem” e “Irene” que participaram de mais de 100 festivais nacionais e internacionais e juntos somam 17 prêmios, entre eles o 4 Entretodos de Direitos Humanos, Festival Gay e Lesbic de Barcelona, em 2013 produziu longa Metragem Âncora do Marujo filme documentário sobre o ultimo reduto de transformistas da cidade de Salvador o filme teve sua Estreia na Capela do Museu de Arte Moderna e seguiu com uma itinerância pelo interior da Bahia, promovendo diálogos educação, saúde, sexualidade, gênero e a arte do atores Transformista. Os debates foram promovidos em ONGS, Universidades e Centro Culturais. O filme ganhou menção honrosa no Rio Festival de Gênero e Sexualidade.
Atualmente está em desenvolvimento do projeto “A Princesa e a Costureira” um longa metragem de animação contemplado no edital de desenvolvimento para infância- MINC, produção do podcast “Amor aos 20 anos” do diretor Zé Agripino- PROAC de Economia Criativa, pós produção do documentário “Seu Pai é Problema Meu”do diretor Celio Franceschet- PRODAV-04 e em captação do projeto “Viagem Solitária - Memórias de um transsexual 30 anos depois” que fala da vida de João W. Nery, contemplado no Itaú Rumos, SMC e BRLab.
evento entre e Baixar Planilha