Casa de Cultura Municipal da Vila Guilherme - Casarão

A Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, inaugurada em 11 de junho de 2016 e localizada no coração da Vila Guilherme, o Casarão é fruto da mobilização da comunidade e dos coletivos culturais por meio do Conselho Participativo.

Telefone Público: (11) 2909-0065

Endereço: Praça Oscar da Silva, 110 , Vila Guilherme, 02067-070, São Paulo, SP

CEP: 02067-070

Logradouro: Praça Oscar da Silva

Número: 110

Complemento:

Bairro: Vila Guilherme

Município: São Paulo

Estado: SP

Descrição

A Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, inaugurada em 11 de junho de 2016 e localizada no coração da Vila Guilherme, o Casarão é fruto da mobilização da comunidade e dos coletivos culturais por meio do Conselho Participativo. O prédio tombado pelo Departamento de Patrimônio Histórico conta com 3.000 m² e mais de 16 salas multiusos, além de uma ampla área externa e pátio interno. As atividades oferecidas no espaço buscam atender a demanda da comunidade com oficinas, apresentações culturais, debates, saraus, exibições de filmes, entre outros.

O Casarão foi construído em 1924, para abrigar o Grupo Escolar de Vila Guilherme, que depois veio a se chamar Grupo Escolar Afrânio Peixoto, o prédio funcionou como escola até 1970, quando deixou de pertencer ao Governo do Estado e passou a ser da Prefeitura de São Paulo. Em 1977, o Casarão se tornou sede da subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme, na época Administração Regional, que funcionou até 2004 no prédio, que depois foi fechado. A comunidade da região, que já reivindicava um espaço de cultura no bairro, se mobilizou para levar ao Poder Público a demanda de reabrir o prédio como um equipamento cultural.

Em abril de 2014, os coletivos culturais e organizações populares da região deram inicio a uma ocupação cultural no Casarão onde desenvolveram apresentações e oficinas de teatro, música, dança, capoeira, skate entre outras atividades, e mantiveram o Casarão aberto de forma a reivindicar sua utilização como um equipamento público de cultura.
Com o permanente diálogo direto dos coletivos da região com a Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme, o Conselho Participativo Municipal indicou como meta prioritária a readequação do Casarão e, no final de 2015, iniciou-se a obra de requalificação do prédio com investimento de R$ 1,5 milhão. Em 2016, ao fim do reparo, o Casarão deixou de ser administrado pela Subprefeitura e passou a integrar os equipamentos culturais da Secretaria Municipal de Cultura como Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão.
evento entre e Baixar Planilha