Fagner Lourenço Fernandes

Iluminador teatral, Diretor audio-visual, Oficineiro, Produtor Cultural

E-mail: lourenco.iluminador@gmail.com

Descrição

FAGNER LOURENÇO FERNANDES, nascido em 1988 em São Mateus, bairro onde mora até hoje, elege o audiovisual como o principal responsável pela sua própria transformação. Não é à toa que registra em sua memória o momento em que Simba perde o pai no longa-metragem “O Rei Leão”, que assistiu com apenas cinco anos. O menino que até então só tinha olhos para o futebol, “pirou” com os efeitos do filme. E mal podia imaginar que doze anos depois teria oportunidade de conhecer as magias dos bastidores da sétima arte.

Sempre gostou de histórias, desenhos e futebol, e foi um aluno que não ligava para os estudos. No ensino médio, um dia de aula qualquer, não fosse pela palestra dos veteranos do Instituto Criar, que lhe acendeu uma luzinha. Com muito custo, Fagner chegou em cima da hora para a prova de seleção. Cursou a 5ª Oficina de Computação Gráfica do Instituto Criar e mudou sua rotina descompromissada. Ao conhecer a história do cinema e as inúmeras possibilidades da área, o “moleque da periferia” percebeu o poder transformador do audiovisual. A começar por ele próprio que descobria ali um meio de expressar o que sentia e tomava consciência de que a grande maioria desconhecia o valor social do cinema.

Depois de se graduar no Instituto Criar, Fagner estagiou em rotoscopia na produtora Casablanca e como assistente de direção no Studio S.A. Na sequência, atuou em iluminação na Cinevideo, área em que se formou na SP Escola de teatro e em qual trabalha atualmente como free-lancer em espetáculos na cidade de São Paulo. Também trabalhou com monitoria e organização de eventos na cinemateca de São Paulo.

Como integrante do projeto “Novo Olhar”, um dos vencedores do 5º Prêmio Criando Asas (2011-2012), Fagner experimentou ensinar crianças em oficinas de iniciação audiovisual e diz que amadureceu muito. O processo exigiu que ele se adaptasse aos imprevistos, aos novos relacionamentos e despertou-lhe a vontade de realizar algo para sua comunidade. “Eu não quero só me contentar em ganhar a vida. Eu quero tentar mudar o mundo. E para mudar o mundo, você tem que tentar mudar primeiro à sua volta.”

Vídeos

evento entre e Baixar Planilha