Bia Vilela

Bia Vilela é diretora, roteirista e produtora cultural. Seu mais recente trabalho é o curta-metragem "Olhos Sujos de Azul" (2016), que recebeu o prêmio de Melhor Filme Nacional no Festival de Finos Filmes em São Paulo.

Descrição

Bia Vilela (Beatriz Vilela Marcondes, nascida em 27 de agosto de 1985) é uma roteirista, diretora e produtora de São Paulo, capital. Inicialmente, Bia se formou em Direito, pela Universidade de São Paulo (2007), onde desenvolveu seu gosto pela escrita na forma de crônicas e contos. Em 2011, ela largou sua carreira de advogada e ingressou na indústria audiovisual como produtora.

Entre 2011 e 2016, ela produziu vários curtas metragens (tanto em animação quanto em live action), uma série da HBO, um documentário e um longa-metragem. Em 2015 Bia escreveu e dirigiu OLHOS SUJOS DE AZUL (Behind Blue Eyes), enquanto estudava cinema na Met Film School Berlin. Recentemente, Bia Vilela recebeu o prêmio de Melhor Filme Nacional no Festival de Finos Filmes, em São Paulo, com o filme OLHOS SUJOS DE AZUL.

Seus trabalhos como produtora:

- “A Bruta Flor do Querer“ (2013), longa metragem de Andradina Azevedo e Dida Andrade, que ganhou os prémios de Melhor Direção e Melhor Direção de Fotografia no Festival de Gramado em 2013. O filme teve lançamento comercial nacional em 7 de abril de 2016 e permanece em cartaz em algumas cidades do Brasil.
- “PSI” (2014, http://www.hbomax.tv/psi/), uma série da HBO Latin America TV, pela Biônica Filmes, e indicado para o Emmy Awards Internacional para o prémio de Melhor Série de TB e Melhor Ator.
- “Belo Monte, Anúncio de uma Guerra“ (https://vimeo.com/44877149, dir. Andre D’Elia), um documentário sobre os efeitos sócio ambientais da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu.
- Paulicéia Mário de Andrade” (https://vimeo.com/33066115), curta metragem em animação produzido para a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo;
- “Canta, Ty-etê!” , (http://vimeo.com/50795764, staff pick do Vimeo), curta metragem em animação produzido para a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo;
- “Cena de Amor em São Paulo“ (https://vimeo.com/76688534) curta metragem em animação produzido para a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo;
- “Bicicletas em São Paulo“ (https://vimeo.com/58213238), curta metragem em animação produzido para a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo;
- “Antes que o ar acabe“ (2012), piloto de curta-metragem;
- “A Triste História de Kid-Punhetinha“ (2012, https://vimeo.com/32922135), de Dida Andrade e Andradina Azevedo (Filmes da Lata)
- “Iron Man“ (https://www.youtube.com/watch?v=bGtImt2Uq0A), um mini documentário sobre a história inspiradora de Rivaldo Martins, um triatleta brasileiro que teve sua perna amputada após um acidente de carro. Mas ele manteve seu sonho e apenas três anos depois, ele se tornou o campeão mundial de triatletismo paraolímpico, em 1990. Bia, dirigiu, roterizou e editou este doc.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha