Chemical Funk

Formado no início de 2006, destaque no cenário urbano da dança, o grupo é especialista nos estilos Locking, Popping, Waacking e Breaking e participa da Alianza Sudamericana de Danças Urbanas. Tem como filosofia difundir estas danças em suas diferentes manifestações culturais, seja nos improvisos em jams e batalhas, apresentações artísticas e espetáculos cênicos, ou ministrando aulas.

Site: http://instagram.com/chemicalfunk

E-mail: chemical.funk@hotmail.com

Endereço: Rua Tenente Sotomano, nº1695 casa 04 - Jardim Brasil

CEP: 02054-100

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município:

Estado:

Descrição

Formado no início de 2006, o Chemical Funk é destaque no cenário urbano da dança, o grupo é especialista nos estilos Locking, Popping, Waacking e Breaking e participa da Alianza Sudamericana de Danças Urbanas. Tem como filosofia difundir estas danças em suas diferentes manifestações culturais, seja nos improvisos em jams e batalhas, em apresentações artísticas e espetáculos cênicos, ou ministrando aulas.

O objetivo do grupo é incentivar e fortalecer a produção cênica entre os grupos de Danças Urbanas, visto que são poucos, os que conseguem desenvolver um trabalho de criação diferenciado e concluir as fases de produção, organização, coordenação, execução, divulgação e realização de uma obra artística. Além de possuir um diferencial que trata-se da ideia de desenvolver estas danças de uma maneira diferente e mais autoral, através da pesquisa de movimento e experimentação, podendo criar conexões com outras técnicas e outras vertentes artísticas.

Em sua trajetória dançante já dividiu shows com diversos artistas da música nacional como, Angel Keys, Flavia K, Carlos Dafé, as bandas São Paulo Ska Jazz, Batuntã, Serial Funkers, Grooveria Electroacústica, Mustache e os Apaches. E as internacionais, Chilombiana e Ají Pa’ Tu Caldo [Chile]. Em 2015 participou de dois shows da turnê Nívea Viva, homenagem ao Rei do Soul Music Nacional, Tim Maia, ao lado dos intérpretes Ivete Sangalo e Criolo.

Além disso, é importante ressaltar seus trabalhos cênicos autorais, destacados abaixo:

Danças Urbanas – Locking, que retrata as várias faces da dança Locking através de esquetes irreverentes que contam a história de um grupo de amigos, e já viajou por mais de 40 cidades pelo estado de São Paulo, destacando as ações: ABCDança 2009 e 2015 (Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul), Temporada Teatro Coletivo 2010 (São Paulo), 21o Festidança 2010 (São José dos Campos), BOTY Brazil 2010 (Campinas), Galeria Olido 2008, 2009, 2010, 2011 (São Paulo), (São Paulo), Circuito Cultural Paulista 2010, 2012, 2015 (Avaré, Capela do Alto, Francisco Morato, Guaíra, Guararema, Jandira, Miracatu Paulista, Monte Alto, Paraibuna, Piraju, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Teodoro Sampaio, Torrinha), Casa de Cultura e Cidadania 2011 e 2012 (Barra Bonita, Caconde, Diadema, Lins, Osasco e São José do Rio Pardo), FUNARTE - Sala Reneé Gumiel 2013, Virada Cultural Paulista 2013 e 2015 (Baurú, Campinas, São João da Boa Vista), Ocupação Funarte 2014, Cultura Livre SP 2015 (Parque Tietê), Temporada Centro de Referência da Dança 2015 (São Paulo), SESI 2015 (Cubatão), entre outros.

Chemical Funk Band, que surge a partir da ideia de resgatar o comportamento das bandas Soul/Funk da década de 60 e 70. Trazendo os trejeitos e a irreverência dos artistas de época que ao longo das décadas tiveram as suas músicas imortalizadas e ditaram moda com os seus figurinos extravagantes. Este trabalho participou da segunda temporada do programa “Qual é o Seu Talento?” do SBT em 2010, sendo um dos semifinalistas, e também foi apresentado no aniversário de cinco anos do grupo no CEU Quinta do Sol em 2011.

Sala de Estar, espetáculo composto de solos que retratam um dia comum do personagem Boogie em sua casa, transformando o cotidiano em dança. Foi apresentado na Sala Paissandú na Galeria Olido em 2012 e na Sala Renée Gumiel, na ocupação FUNARTE em 2014.

Metrópole, parceria do Chemical Funk com a banda instrumental São Paulo Ska Jazz, onde a música e a dança interagem ao vivo, misturando os estilos musicais Jazz, Ska e Funk. Foi apresentado na sala Paissandú na Galeria Olido em 2013 e um pocket no Auditório Ibirapuera também em 2013.

FunkSoulGroove, intervenção urbana interativa, que tem por objetivo envolver o público participante em uma atmosfera divertida e dançante, inspirada no programa da TV norte-americana “Soul Train”, promovendo uma grande Jam Session, com momentos de “cyphers” de improviso, “lines” de passos marcados, “pocket shows” [performances sincronizadas]. Resgatando a essência dos bailes e das “Social Dances” da década de 60’ até os dias atuais. Uma verdadeira viagem musical regada ao som de sucessos nacionais e internacionais que marcaram as gerações, como James Brown, Aretha Franklin, Tim Maia, Sandra Sá, entre outros. Desde a sua concepção, a intervenção “FunkSoulGroove” foi realizada na “Virada Cultural no SESC Pinheiros” [2015], juntamente com o projeto “Soul Na Sul” no show da “Banda Serial Funkers no SESC Campo Limpo” [2016], nas “Casas de Cultura e Cidadania”, nas Unidades São Paulo, Osasco, Barra Bonita, Caconde, São José do Rio Preto [2016], “Circuito SESC de Artes – Roteiro 6”, nas cidades de Cravinhos, Dourado, Embu das Artes, Franca, Ibitinga, Itapecerica da Serra, Jaú, Sertãozinho e Taboão da Serra [2017], Espaço de Leitura do Parque da Água Branca [2017], SESC Araraquara [2017], SESC Santo André [2017].

Além de ter participado da experiência cênica e criativa Tangolomango – Festival da Diversidade Cultural – Conexão Brasil / Chile em 2013, onde juntamente com grupos de dança, cias de teatro, bandas e coletivos circenses de São Paulo e Santiago, foi desenvolvido e apresentado um espetáculo colaborativo multicultural nas duas cidades.

Vídeos

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Ivo Alcântara

* Prod Cultural e Pesquisador das Danças Urbanas
* Diretor, coreógrafo e dançarino do grupo Chemical Funk
* Tecnólogo em Dança ETEC de Artes (Centro Paula Souza)
* Idealizador do coletivo Sampa Cinza City
* Idealizador dos projetos Identidade Hip Hop e FunkDaMentalSP
* Arte-Educador no Projeto Fábricas de Cultura (POIÉSIS)