A Cozinha Performática

O Núcleo Marcos MoraesA Cozinha Performática trabalha na forma de parcerias artísticas, desenvolvendo pesquisas e procedimentos dinâmicos, na área da dança, em diálogo com a performance e outras formas artísticas, tais como o vídeo, o teatro, a música e as artes visuais. É um desenvolvimento do percurso artístico do coreógrafo e bailarino Marcos Moraes, de mais de 20 anos na dança.

Site: http://www.acozinhaperformatica.com/

E-mail: cozinhaperformatica14@gmail.com

Telefone Público: (11) 3031-7138

Descrição

A partir da criação da Cozinha Performática, um ambiente colaborativo de pesquisa e criação artística, incorpora este nome ao núcleo, tendo produzido inúmeros encontros, jantares performáticos, livro, ensaios fotográficos, espetáculos, performances, oficinas e videos.
(ver www.acozinhaperformatica.com)

Em 2008, de volta aos palcos, Moraes dirige e dança o espetáculo “Jogos Casuais” (apoio - 6a edição do Programa Municipal de Fomento à Dança).

Em 2010 e 2011, com o apoio da 9a edição do Programa Municipal de Fomento à Dança e da Bolsa Funarte de Residências Artísticas em Artes Cênicas, desenvolve o Projeto DatingSoccerFood; com a realização de 3 residências artísticas (Fortaleza, Lisboa e Londres) em colaborações com a participação de mais de 30 profissionais e atividades compartilhadas em formatos variados (residências, debates, ensaios abertos, criação de 2 espetáculos, uma vídeodança e duas palestras-performance).

Em 2012, com o apoio do Prêmio Funarte Klauss Vianna, o Projeto DSF desdobra-se com a circulação de 2 espetáculos e uma vídeodança, além de uma série de workshops e debates com parcerias locais, em 7 cidades, sendo elas: Belo Horizonte, Juazeiro do Norte, Itapipoca, Fortaleza, Teresina, Goiânia e São Luis.

Em 2013/14 já com o nome de A Cozinha Performática (Ano I - apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança 14a edição), teve a participação de mais de 40 profissionais envolvidos e produziu uma expressiva quantidade de trabalhos, conforme apontado acima (ver site) O projeto consolidou a forma de trabalho do núcleo, com a criação da Plataforma Colaborativa de Pesquisa e Criação em Dança e Performance, Prêmio Denilto Gomes de Dança 2014.

Em 2015 a plataforma realizou novos trabalhos, encontros, performances, videos e apresentações cênicas com o apoio da 17a edição do Programa Municipal de Fomento à Dança.

Recebeu ainda o Prêmio Funarte Klauss Vianna 2014/15 para circular pelas cidades de Belém, Goiânia, Guaxupé, Araraquara, Rio de Janeiro, São Pedro da Serra e São Paulo.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Marcos Moraes

Bailarino e coreógrafo, trabalha como artista, docente e produtor cultural. Criou e dirige A Cozinha Performática, Plataforma Colaborativa de Pesquisa e Criação em Dança e Performance – Prêmio Denilto Gomes de Dança 2014. Formado em Dança e em “Técnicas Psico-corporais Para o Desenvolvimento Harmônico”, pelo Espacio de Desarrollo Armónico, de Montevidéu.