Núcleo Desastre

O Núcleo Desastre é resultado da parceria entre Mariana Duarte e Maria Carolina Oliveira, que atuam no meio da dança contemporânea e do circo (técnicas aéreas) há mais de uma década como criadoras, intérpretes e professoras. O Núcleo dedica-se a uma pesquisa cênica que integra as linguagens e questões dramatúrgicas do circo e da dança.

Site: https://nucleodesastre.wordpress.com/

E-mail: nucleodesastre@gmail.com

Endereço: Rua Dr Ribeiro de Almeida, 167

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município:

Estado:

Descrição

O Núcleo Desastre é resultado da parceria entre Mariana Duarte e Maria Carolina Oliveira, que já atuam no meio da dança e do circo (técnicas aéreas) há mais de uma década como criadoras, intérpretes e professoras. O Núcleo foi estabelecido em 2010 e, desde então, vem trabalhando numa pesquisa cênica em torno da temática das representações do feminino e os papéis atribuídos à mulher em diferentes momentos históricos.
O Núcleo Desastre dedica-se a uma pesquisa cênica que integra as linguagens e questões dramatúrgicas do circo (nas modalidades aéreas) e da dança contemporânea. O Núcleo já foi contemplado por alguns editais como Proac e Procultura, com cenas como Atrás da Cortina (2011) e com os espetáculos Avesso (2012-3) e A Cabine (2015). Em 2015, o Núcleo também produziu o minidocumentário No Ar (em parceria com o diretor Paulo Fehlauer), que propõe uma reflexão sobre a criação circense que ocorre nas zonas de intersecção com outras artes cênicas, como a dança e o teatro.
O Núcleo também vem desenvolvendo uma série de atividades artístico-pedagógicas desde sua fundação, mantendo a prática de compartilhar seus procedimentos criativos, tanto por meio de workshops de curta duração quanto por meio de laboratórios intensivos de criação.

Vídeos

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Maria Carolina Oliveira

realizadora, educadora e pesquisadora nas áreas de artes e cultura.
como realizadora, atua nas áreas de circo e dança, integra o Núcleo Desastre e vem ministrando oficinas e cursos em espaços como o Centro Cultural da Juventude.
é mestre e doutora em sociologia da cultura, pesquisando temas como política cultural, modos de organização da produção artística, formação e mediação artístico-cultural.