Cia Antonio Nobrega de Dança

Cia de Dança de Antonio Nobrega voltada ao estudo e prática de uma dança brasileira.

Site: http://www.antonionobrega.com.br/ciadedanca

E-mail: producao@antonionobrega.com.br

Telefone Público: (11) 3816-0676

Endereço: Rua Purpurina, 414

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município:

Estado:

Descrição

A Cia Antonio Nóbrega de Dança nasce oficialmente em 2012 a partir de patrocínio ganho, em concorrência de edital, da Petrobrás. O seu trabalho com a dança, todavia, já se iniciara há bastante tempo, pois em 1989 apresentara no Carlton Dance Festival o seu espetáculo solo O Reino do Meio Dia. A esse espetáculo se sucederam Figural, Passo e Naturalmente – teoria e jogo de uma dança brasileira.

Para abertura do site dedicado à companhia escreveu o seguinte texto:

“É tardio o ingresso da dança na minha vida. Beirava já os vinte anos quando me interessei em aprender passos, gingados, giros, saltos, meneios e outros tantos movimentos corporais que eu via serem executados por passistas de Frevo, brincantes de Boi, dançadores de Caboclinhos, etc. na minha cidade de Recife. Me amarrei àquele modo de dançar e resolvi ir adiante mastigando no meu corpo tudo o que dizia respeito ao mundo da dança popular do meu país. Com o tempo fui criando espetáculos onde não só dançava como me metia à coreógrafo... Um dia percebi que o mundo da dança era mais vasto e que eu poderia melhorar o meu ‘jogo’ de dançarino se ampliasse os meus conhecimentos dela.

Foi em São Paulo onde abracei novos estudos e práticas de dança oriundos principalmente da cultura ocidental. Foi na tentativa de justapor esses novos conhecimentos àqueles adquiridos com os dançarinos e brincantes populares que comecei a perceber que o meu país era, continua sendo, tragicamente cindido em dois mundos culturais tão antagônicos quanto complementares. Por que? A essa questão vieram se somar outras e todas elas, juntas, começaram a me fustigar... Eu que sou um taurino um tanto teimoso, resolvi não me amedrontar. Tomei a decisão de procurar respondê-las ainda dançando e criando espetáculos com outras pessoas. Essa é a razão pela qual decidi criar a Cia Antonio Nóbrega de Dança, uma plataforma para pesquisa, estudo, prática e criação em dança brasileira. Uma dança que, espero, um dia, deixe de ser estranha a nós, brasileiros...”
evento entre e Baixar Planilha