Vanessa Soares

Vanessa Soares trabalha com dança afro, afrobeat e contemporâneo, além de ler poesias.
"o corpo se movimenta e as palavras espalham reflexões sobre mulheres, amor, dança, vida e alegria".
Faz parte dos coletivos Agô Performances Negras e Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop.
É produtora a mais de 18 anos e sócia fundadora da empresa Movimentar Produções em SP.

Site: http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/agentes/edita/13129/

E-mail: vanessaprodutora7@gmail.com

Telefone Público: (11) 977951449

Descrição

Vanessa Soares - DRT: 0036754SP, fez sua primeira apresentação de dança no evento que ela também estava produzindo, em 2002 na festa Celebrando a Vida na Casa das Caldeiras, performance como Elemento Terra. Lembra que desde a infância dançava muito, inclusivo sua mãe sempre ince​ntivou. Até concurso de lambada participou na sua adolescência. Costuma dizer que dança desde a barriga de sua mãe. Em 2005 começou a frequentar aulas de teatro no Taboão da Serra e depois em Diadema, onde morou por quatro anos e formou a Cia Arte Ativa.

Em 2007 como oficinanda no Centro Cultural Taboão em Diadema, participou das aulas de dança contemporânea com o Profº. Junior e dança afro com o Profº Enoque Santos ambos da Cia de Dança de Diadema.

Na cidade de Diadema, fez parte do projeto "Leituras na Praça" durante 10 meses com apresentação mensal e assim surgiu o seu projeto "Dança com P." onde faz leituras de poesias, frases de amigos, escritores ou letras de músicas a 10 anos.

Sempre utiliza bases instrumentais, música ao vivo com performances livres de dança afro, afrobeat e contemporânea. Faz intervenção com o público e homenagens como em 2009 na Pílula da Feira Preta para Miriam Makeba, contando sua história e dançando suas músicas com movimentos dos orixás e em 2010 no lançamento da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop na Quadra dos Bancários em homenagem ao Fela Kuti.
Pesquisadora do Afrobeat já viajou para a Nigéria em 2015 e 2017 e realiza sua oficina em datas pontuais em locais como: Abrigos, Fundação Casa, Penitenciária, Centro Culturais, SESCs, Casa de Cultura, para Terceira Idade e Casa de Acolhida para mulheres que sofrem violência doméstica.

Atua como arte educadora, produtora de músicos, eventos, faz parte da FNMH2-Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop e do coletivo AGÔ Performances Negras.

Instagram: @vanessasoaresdance

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha